Banda Dos Fuzileiros Navais
Banda da Marinha do Brasil executa o Hino de Porto Seguro-Bahia e agrada a população nativa.
Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil executa o Hino de Porto Seguro-Bahia nas comemorações dos 522 anos do Brasil e encanta a população com seu repertório durante as festividades na Cidade Histórica do descobrimento do Brasil.
A Marinha do Brasil é uma das instituições mais respeitadas do Brasil e no mundo, conhecida e reconhecida por formar grandes profissionais de altíssima qualidade em diversos ramos profissionais e uma delas é a notável área musical, e nessa área o Grupo de Elite da Marinha de Guerra, reconhecida pelo seu alto desempenho e valor, destacam-se suas Bandas de Músicas que são responsáveis por receber grandes personalidades e altas autoridades nacionais e internacionais.
Nota: As Filarmônicas no Brasil são uma das maiores formadoras de músicos, estes depois de estudarem, tocarem, se preparem, se tornam aptos para prestarem concursos nas diversas formações musicais civis e militares.
A Banda Da Marinha de Guerra sob a regência do Sr. SubOficial FN Sidnei executou primeiro nosso maior símbolo musical HINO NACIONAL BRASILEIRO que ao finalizar foram calorosamente aplaudidos e ovacionados pela população que acompanhavam de perto todo o evento.
Em seguida, o cerimonialista anunciou a execução do HINO DE PORTO SEGURO-BAHIA que também sob a impressionante regência e interpretação do Maestro Sr. SubOficial FN Sidnei e dos incríveis Músicos Fuzileiros, que ao final foram aplaudidos.
A Banda da Marinha do Brasil executou um repertório variado e de grande valor musical, dentre o seu vasto repertório foram interpretados: SUÍTE PERNANBUCANA DE BOLSO (Maestro Duda), Walt Disney, Dobrado Cisne Branco (215), entre outros.
O Hino de Porto Seguro-Bahia era um enigma musical que por décadas foi orquestrado por um erro no passado e foi transcrito na parte "B" de forma equivocada e quando a população cantava sob o acompanhamento da Banda civil local, era nítido aos ouvidos do Maestro que aquele trecho da parte B, não estava correto. Foram necessário 10 anos de estudos e pesquisas para que tudo fosse corrigido respeitando a memória e a grandiosidade da obra. Essa correção foi feita pelo Maestro Raimundo Valansuela Ramos que por mais de 50 anos regeu, ensinou e formou alunos na área musical. Por ocasião da vida, a orquestração e o novo rearranjo feita por um de seus discípulos, aluno de trompete e tuba, que de tanto ouvir o seu Mestre afirmar que estava errado, resolveu pesquisar o assunto na cidade, ouvindo várias pessoas, nas pesquisas e em algumas entrevistas com moradores e pessoas que sabiam cantar, verificou-se de fato que na segunda estrofe do Hino havia diferença da partitura tocada e com pessoas cantando, por exemplo. Esse trabalho de reorquestração só possível graças aos registros históricos deixado nas primeiras partituras que foi feito às pressas para ser executado em uma inauguração da cidade na época do Prefeito Valdívio Costa.
Clique e conheça um pouco sobre a pesquisa e revitalização do Hino de Porto Seguro-Bahia.
Letra: Alfredo Carneiro Martins Horcades
Murillo Araújo
Música: Eleazar de Carvalho (Maestro)
Arranjos e Orquestrações:
Maestro João de Lila (Em memória)
Ronald Magnavita dos Santos Filho
Filipe Fonseca Cordovil
Raimundo Valansuela Ramos